Radio Maryja - Radio Maryja

Da Wikipédia, a enciclopédia livre
Radio Maryja
Tipo Subsidiária integral da Lux Veritatis Foundation
Indústria Radiodifusão
Fundado 8 de dezembro de 1991
Quartel general Toruń , Polônia
Pessoas chave
Tadeusz Rydzyk - Fundador e Diretor;
Jan Król - Vice-diretor
Local na rede Internet radiomaryja .pl

Radio Maryja [ˈRadjɔ maˈrɨja] é uma estação de rádio polonesa religiosa e política socialmente conservadora . Foi fundada em Toruń , Polônia, em 9 de dezembro de 1991, pelo Redentorista Tadeusz Rydzyk . O nome "Maryja" é uma forma tradicional polonesa do nome "Maria", referindo-se à Virgem Maria .

Programação e público

Os programas da Rádio Maryja consistem em transmissões da agência de notícias da estação ; recitais freqüentes do rosário , do breviário e do grémio da Divina Misericórdia ; a unção para a Madona Negra de Częstochowa ; discussões sobre o Catecismo da Igreja Católica ; uma transmissão diária da Missa ; cobertura de viagens papais; e programas sociológicos e políticos. Ela se posiciona contra o feminismo , os direitos dos homossexuais , a “islamização” da Europa, os refugiados do Oriente Médio e a UE , e promove o conservadorismo social.

Acredita-se que o público da Rádio Maryja consiste principalmente de ouvintes rurais e idosos. A estação diz que tem "milhões de ouvintes"; pesquisas de mercado indicam aproximadamente 1,2 milhão de pessoas diariamente. A estação estima que seja ouvida por bem mais de 10% dos adultos na Polônia; a pesquisa de mercado mais abrangente da Radio Track para toda a Polônia (junho-julho de 2005) mostra uma "participação de tempo de escuta" de 2,5%.

The Economist resumiu que "a Igreja na Polônia está dividida entre os leais ao Vaticano, que muitas vezes se opõem ao envolvimento próximo na política, e dissidentes enérgicos ligados à Rádio Maryja, uma emissora de linha dura. Esta já teve uma influência enorme, articulando os sentimentos dos poloneses alienados por a cultura empresarial viva e materialista do país e a decadência das normas morais. Mas a audiência da Rádio Maryja encolheu na última década para não mais do que 2% de todos os ouvintes atuais. "

Propriedade e finanças

A sede da Rádio Maryja em Toruń .
Estátua de João Paulo II em frente à sede da Rádio Maryja, de Giennadij Jerszow 2014.

A estação é propriedade da Província de Varsóvia da Congregação do Santíssimo Redentor e é financiada por doações de seu público. Esta é uma característica incomum na Polônia, onde a maioria das estações de rádio são financiadas publicamente ou dependem de receitas de publicidade. Devido a uma concordata com a Santa Sé que concede certos privilégios à Igreja, a Rádio Maryja não está sujeita às regras contábeis normais, pois é considerada como operada pela Igreja. Assim, a Rádio Maryja não é obrigada a divulgar as fontes exatas de seus financiamentos ou empreendimentos, e não paga impostos. A Rádio Maryja divulgou que é financiada por Jan Kobylański , um bilionário com sede no Uruguai, e por Edward Moskal , o presidente do Congresso Polonês-Americano .

Em fevereiro de 2011, o tribunal distrital local de Toruń aplicou uma multa de 3.500 zlotys ao Pe. Rydzyk, descobrindo que ele usava ilegalmente as transmissões da Rádio Maryja para arrecadar fundos para sua estação de televisão, Telewizja Trwam ; sua Universidade de Cultura Social e de Mídia; e um projeto de perfuração geotérmica executado pela Fundacja Lux Veritatus . O P. Rydzyk denunciou o veredicto, chamando-o de "injustiça" e dizendo que a lei polaca era "contrária à lei natural". Até o momento, ele se recusou a pagar a multa. Em agosto de 2012, uma controvérsia política aconteceu quando Anna Sobecka , uma Lei e Justiça MP e aliado próximo de Rydzyk de, aplicado a pagar a multa de seu próprio bolso apesar de não ter a autorização para fazê-lo. O tribunal distrital de Toruń solicitou que a polícia investigasse sua ação. Mais tarde, em 2012, a Rádio Maryja foi multada pelo National Broadcasting Council por “publicidade oculta”.

As empresas relacionadas com a Rádio Maryja incluem a estação de televisão Trwam ("I Persist"); um jornal diário Nasz Dziennik ("Nosso Diário"); a Fundação Nasza Przyszłość ("Nosso Futuro"); a Fundação Lux Veritatis (" Fundação Luz da Verdade"); e Wyższa Szkoła Kultury Społecznej i Medialnej ("O Colégio de Cultura Social e de Mídia") em Toruń.

Críticas e controvérsias

A Rádio Maryja gerou muitas polêmicas e é frequentemente criticada na Polônia e no exterior. Dom Tadeusz Pieronek , o ex-secretário-geral do Episcopado da Polônia, disse que a Rádio Maryja é "um problema real e crescente", acrescentando que a estação "oferece uma visão reduzida do Cristianismo" que é "extremamente comprometedora e vergonhosa, doente e perigosa . "

Reação de instituições religiosas

A Santa Sé expressou preocupação com a estação, com o Episcopado da Polônia alertando a Rádio Maryja sobre o engajamento em "radiodifusão política". O cardeal Stanisław Dziwisz, de Cracóvia, e o então primaz do país, o cardeal Józef Glemp , pediram que outros bispos tomem medidas imediatas contra a estação. Em 2002, o Primaz ordenou à Rádio Maryja que encerrasse suas operações em sua arquidiocese. Comentaristas da imprensa sugeriram que um cisma poderia ocorrer, mas um grupo de bispos poloneses rejeitou essas especulações, que disseram "não ter relação com a realidade". Em 2005, o cardeal Józef Glemp disse que a Rádio Maryja estava causando um racha na Igreja.

Em 2006, o núncio papal na Polônia, o arcebispo Józef Kowalczyk , escreveu aos bispos poloneses solicitando sua ajuda "para superar as dificuldades causadas por algumas transmissões e as opiniões apresentadas pela Rádio Maryja". Ele também alertou sobre sanções contra atividades “consideradas ilícitas ou prejudiciais à Igreja”. De acordo com a página oficial do Vaticano, "a Rádio Maryja, um sistema nacional de rádio organizado pelos Padres Redentoristas, envolveu-se muito mais na divulgação de políticas arriscadas do que na divulgação do Evangelho ". O papa Bento XVI advertiu a Rádio Maryja para parar de se envolver na política.

Os bispos poloneses continuam divididos em relação à Rádio Maryja, dada sua considerável influência entre sua audiência primária de idosos pobres do campo. Enquanto alguns bispos criticam a Rádio Maryja por divulgar opiniões incompatíveis com o ensino oficial da Igreja Católica, outros expressam apoio à estação. Os críticos dizem que os bispos poloneses estão há muito tempo divididos em relação à Rádio Maryja.

Lech Wałęsa , ganhador do Prêmio Nobel e ex-presidente da Polônia, afirmou que a Rádio Maryja "está mentindo se se considera uma estação católica", de acordo com um artigo de 2013 na revista semanal católica liberal Tygodnik Powszechny , que pertence ao Grupo ITI , a causa dos males da Igreja na Polônia é a Rádio Maryja.

Alegações de anti-semitismo

De acordo com a Liga Anti-Difamação e outros críticos, o rádio promove o nacionalismo e o anti - semitismo desde o seu início. As acusações de anti-semitismo contra a Rádio Maryja chamaram a atenção do mundo todo para a estação.

Em janeiro de 2000, a Rádio Maryja transmitiu uma entrevista entre Ryszard Bender, um historiador da Universidade Católica de Lublin , e Dariusz Ratajczak , um negador do Holocausto condenado que disse que Auschwitz era um campo de trabalho em vez de um campo de extermínio .

Em abril de 2006, o conhecido ensaísta polonês Stanisław Michalkiewicz - uma personalidade importante na Telewizja Trwam - foi relatado na Gazeta Wyborcza como afirmando que "homens da Judéia ... estão tentando nos surpreender por trás" e referindo-se ao Congresso Judaico Mundial como "uma empresa principal na Indústria do Holocausto ".

Em julho de 2007, mais de 700 intelectuais, jornalistas, padres e ativistas católicos poloneses assinaram uma carta pública de protesto condenando os comentários anti-semitas da Rádio Maryja. O Conselho de Ética da Mídia da Polônia se referiu às "acusações mal documentadas" da estação contra os judeus como "anti-semitismo primitivo" e condenou a Rádio Maryja.

De acordo com um relatório do Departamento de Estado dos EUA de 2008, "a Rádio Maryja é um dos meios de comunicação mais abertamente anti-semitas da Europa". Um relatório do Conselho da Europa afirmou que a Rádio Maryja há vários anos "incita abertamente ao anti-semitismo".

Em 2011, a Comissão da Autoridade de Transmissão da Polônia examinou dois programas da Rádio Maryja e repreendeu a estação por suas declarações anti-semitas e " racismo nacionalista ". O Simon Wiesenthal Center iniciou uma petição condenando as alegadas declarações anti-semitas da Rádio Maryja.

Em janeiro de 2017, um relatório publicado pela Liga Anti-Difamação dos EUA acusou a Rádio Maryja de "25 anos de anti-semitismo".

Em 2017, Rydzyk - com a ajuda do chefe da fundação From The Depths Jonny Daniels - convidou um grupo de políticos israelenses, incluindo o Vice-Presidente do Knesset Yehiel Bar e o Ministro das Comunicações de Israel, Ayoub Kara ), para uma cerimônia comemorativa da Rádio Maryja no cidade de Torun dedicada ao tema "Lembrança e Esperança". O evento foi realizado na Capela da Memória, situada no Templo de Nossa Senhora, a Estrela da Nova Evangelização e de São João Paulo II, e foi ostensivamente realizado para homenagear os Justos Poloneses entre as Nações que salvaram os judeus dos campos de extermínio alemães durante o Mundo War II.

A visita da delegação israelense foi fortemente atacada por alguns comentaristas, notadamente na mídia israelense, que acusou os membros da delegação de fazer vista grossa à longa história de anti-semitismo da Rádio Maryja e de seu diretor.

Envolvimento na política

Jarosław Kaczyński , o ex-primeiro-ministro da Polônia, era um convidado regular da Rádio Maryja, assim como outros políticos de direita ou de extrema direita como Andrzej Lepper , Roman Giertych e Zbigniew Ziobro . Quando tomou conhecimento do serviço da estação aos partidos conservadores, a Santa Sé exigiu que ela "abandonasse a política". Questionado sobre se o P. Rydzyk seria ele próprio a formar um partido, o Bispo Pieronek respondeu que não conseguia imaginar um padre fundando uma organização política. Pieronek fez uma analogia dizendo que Hitler também se aproveitou da religião para seus propósitos políticos com o uso do lema " Gott mit uns ".

A Rádio Maryja se opôs fortemente à adesão da Polônia à União Europeia em 2004. A estação promoveu o programa político do partido Lei e Justiça , que juntamente com Lech Kaczyński procurava introduzir a pena de morte na Polônia e em toda a Europa. O apoio à pena de morte contrasta fortemente com os principais ensinamentos da Igreja Católica Romana.

Em fevereiro de 2006, Law and Justice assinou um acordo-chave com dois outros partidos políticos. Para a fúria da imprensa polonesa, apenas Rydzyk e jornalistas da Telewizja Trwam - que apoiaram ativamente a Lei e a Justiça durante as eleições - tiveram permissão para entrar na sala durante a assinatura. A Presidente do Conselho Nacional de Radiodifusão Polaco, Elżbieta Kruk, afirmou que não tinha autoridade para agir em relação a estas queixas, uma vez que tinha sido nomeada pelo Presidente polaco Lech Kaczyński , membro do Direito e da Justiça. Os críticos afirmaram que o governo temia alienar o público dedicado da Rádio Maryja, que constitui uma fração significativa da base política de Law and Justice .

Em março de 2006, o crítico literário polonês e personalidade da televisão Kazimiera Szczuka satirizou uma garota que frequentemente recita orações na Rádio Maryja, sem saber que a garota usava cadeira de rodas. Apesar do pedido público de desculpas de Szczuka, o Conselho de Radiodifusão da Polônia a considerou culpada de "insultar uma pessoa com deficiência e zombar de sua religião". A estação em que ela apareceu foi multada no equivalente a US $ 125.000; de acordo com a imprensa polonesa, a multa mais alta que o Conselho já havia cobrado. O único membro dissidente do Conselho, Wojciech Dziomdziora, especulou que os laços da Rádio Maryja com a Lei e Justiça eram "a verdadeira razão" para a punição de Szczuka, observando que Szczuka foi obrigado a pagar a multa pesada enquanto a Rádio Maryja foi autorizada a denegrir outras religiões com impunidade.

Após as críticas internacionais em 2006, o Núncio da Santa Sé em Varsóvia, Dom Józef Kowalczyk , a respeito do envolvimento das emissoras na política, pediu aos bispos poloneses que zelem por que a emissora respeite “a adequada autonomia da esfera pública”. A conferência episcopal da Polônia formou um acordo pelo qual assumiria o controle parcial de um novo conselho de programa na Rádio Maryja.

Em setembro de 2012, a Rádio Maryja e a TV Trwam organizaram um "Despertai da Polônia!" manifestação com Law and Justice para protestar contra a suposta tentativa do governo de centro de silenciar as duas estações ao não incluí-las no multiplex de televisão digital do país . A manifestação levou a novas críticas à mensagem politizada da estação por parte de clérigos católicos de alto escalão. Dom Piotr Jarecki, vice-presidente da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Européia , disse em uma entrevista que a ação das emissoras "não estava de acordo com a doutrina da Igreja", e disse que estavam "entrando em um caminho perigoso de confusão e turbulência. "

Comentários sobre o presidente Lech Kaczyński e esposa

Em 2007, a primeira-dama polonesa Maria Kaczyńska se reuniu com cinquenta jornalistas para o Dia Internacional da Mulher ; as mulheres assinaram uma declaração para protestar contra o endurecimento das já rígidas leis de aborto da Polônia. Rydzyk causou polêmica quando descreveu o encontro como uma " fossa ". Mais tarde, a revista Wprost publicou uma gravação de uma das palestras de Rydzyk na qual ele supostamente chamou Kaczyńska de "uma bruxa que deveria realizar a eutanásia em si mesma". Ele também disse que o presidente Lech Kaczyński "o enganou" e o chamou de "um vigarista que se curvou à pressão do lobby judeu". Rydzyk sugeriu que as fitas foram adulteradas e chamou a história de "fictícia".

O Arcebispo Jozef Michalik disse que nenhuma ação disciplinar será tomada contra o diretor da Rádio Maryja: “Não se pode julgar uma pessoa por apenas uma declaração, ou com base em alguma falta de tato”.

Em 2012, a Rádio Maryja, que há muito tempo critica a Maçonaria , transmitiu uma entrevista dizendo que o acidente de avião que matou o presidente Kaczyński dois anos antes - entre "muitos outros atos" - foi o resultado de um complô maçônico contra o partido Lei e Justiça.

Apoiadores e sua resposta às críticas

Entusiastas da emissora dizem que a Rádio Maryja é um alvo da mídia que tem travado uma " campanha de difamação " e que as declarações preconceituosas transmitidas pela emissora são muito raras e partem de seus ouvintes e não de seus funcionários. O antigo gabinete de Jarosław Kaczyński apoiou abertamente a Rádio Maryja. Em dezembro de 2006, Kaczyński juntou-se às comemorações do 15º aniversário da Rádio Maryja e elogiou a estação como uma fonte de "conforto e esperança".

O apoio à Rádio Maryja costuma ser expresso em "Nasz Dziennik", que está relacionado à estação .

Veja também

Referências

links externos